Pesquisa sobre o Foguete a água
Adicionar aletas a foguetes de garrafa, ou a qualquer foguete, contribui para a estabilidade do foguete em vôo. Um foguete funciona conservando o momento - à medida que a água (no caso do foguete de garrafa) ou gases em chamas escapam do bocal do foguete, o foguete sentirá um empurrão na direção oposta. A menos que o material que escapa seja primorosamente apontado, o foguete pode não ser empurrado exatamente na direção que você deseja. Mesmo um pequeno desvio da direção certa fará com que o foguete faça um caminho curvo, e talvez até ande em círculos ou caia aleatoriamente. Um balão com a boca desamarrada, com ar escapando, é um exemplo de foguete descontrolado.
As aletas controlam a direção e a estabilidade. A estabilidade de um foguete é sua capacidade de continuar voando pelo ar apontando na direção certa sem balançar ou cair.
As aletas são usadas em foguetes menores para fornecer essa estabilidade e direção de controle . Funciona da mesma forma que colocar penas na cauda de uma flecha. O maior arrasto nas penas mantém a cauda da flecha na parte de trás, de modo que a ponta da flecha viaja diretamente contra o vento.
As aletas neutralizam o movimento lateral do foguete. O ar flui suavemente por eles se o foguete estiver viajando ao longo de seu eixo. Se houver algum movimento lateral, o ar que atinge as aletas empurra o foguete de volta para o movimento reto. Não é perfeito - o foguete ainda pode girar em círculos, mas a ideia é tornar o caminho mais reto do que seria de outra forma.
As aletas são presas à parte inferior do tubo do corpo para fornecer estabilidade durante o voo.
As aletas podem ser feitas de papelão e coladas na garrafa. Sua forma provavelmente não é muito importante (as barbatanas em foguetes reais assumem uma grande variedade de formas), embora sua área seja. Provavelmente não é bom torná-los muito pesados. Se você os fizer com pontas pontiagudas, será mais fácil para eles ficarem fora de forma quando você colocar o foguete no chão. O plano das barbatanas deve conter o eixo do foguete - não as dobre ou elas causarão arrasto no foguete em vôo e poderão fazer com que ele gire. O giro é usado para ajudar a estabilizar balas de rifle, mas no caso de um foguete de garrafa de água provavelmente não fará muita diferença porque a garrafa pode girar, mas a água dentro não. Isso roubaria energia do voo de qualquer maneira, então não parece uma boa ideia.
Um foguete modelo deve ter pelo menos três barbatanas. Isso ajuda com menos arrasto e melhora a estabilidade, isso ajuda a manter uma posição vertical durante o voo.
Se você estiver procurando por um vôo reto mais lento, você deve usar 4 aletas, mas haverá mais arrasto, mas melhor estabilidade.
Podemos prendê-las no foguete com cola (apropriada para o material do foguete) ou com fita adesiva, fazendo "abas" nas aletas, para que a área fixada seja maio e não venha a sair com mais facilidade com o tempo. O espaço entre elas devem ser uniforme, sempre o mesmo.
Foto de uma das aletas preparadas pelo nosso grupo
- responsáveis: Guilherme Ramos, n°19 e Filipe Zuim, n°13.
Referências:
https://van.physics.illinois.edu/qa/listing.php?id=2140&t=bottle-rocket-fins#:~:text=The%20fins%20counteract%20sideways%20motion,rocket%20back%20towards%20straight%20motion.
https://www.sciencelearn.org.nz/resources/392-rocket-aerodynamics
https://www.grc.nasa.gov/www/k-12/rocket/rktbot.html
https://coolrocketstuff.com/model-rocket-faq/how-big-should-model-rocket-fins-be/
Comentários
Postar um comentário